Os supermercados são essenciais em nossas vidas, pois unem variedade
e praticidade.
Mas os supermercados nem sempre
existiram, provavelmente muitos de nossos pais ou avós ainda compravam em
Armazéns.
Os primeiros supermercados surgiram
nos Estados Unidos na década de 30.
O primeiro foi o King Kullen, inaugurado em 1930 pelo empresário americano Michael Cullen. Inicialmente vendia apenas comida e apresentava um atrativo econômico, pois os preços eram bem mais baixos que nos armazéns. Os supermercados iniciaram a modalidade de autoatendimento. A ideia foi tão boa que Cullen conseguiu abrir mais 16 filiais pelo estado de Nova York em apenas seis anos!
O primeiro foi o King Kullen, inaugurado em 1930 pelo empresário americano Michael Cullen. Inicialmente vendia apenas comida e apresentava um atrativo econômico, pois os preços eram bem mais baixos que nos armazéns. Os supermercados iniciaram a modalidade de autoatendimento. A ideia foi tão boa que Cullen conseguiu abrir mais 16 filiais pelo estado de Nova York em apenas seis anos!
O conceito só chegou ao Brasil
nos anos 50. O primeiro supermercado foi o Sirva-se, aberto em 1953 em São
Paulo. Os produtos e o preço baixo deixaram de ser a única estratégia para
turbinar as vendas.
Os supermercados são
considerados ótimas vitrines e operam com poderosas estratégias de marketing.
Os maiores supermercados
atualmente no Brasil são: O Grupo Pão de açúcar, o Carrefour e o Walmart que
juntos, em 2011, lucraram R$ 98,894 bilhões.
O Grupo Pão de açúcar, com sede
em São Paulo e dono das marcas Pão de açúcar, Extra, Assaí e Comprebem, foi
quem mais lucrou em 2012 - R$ 57,3 bilhões, segundo o ranking da Associação
Brasileira de supermercados (ABRAS).
A rede francesa Carrefour é a segunda no mesmo
ranking com R$ 31,4 bilhões.
A americana Walmart é a terceira rede de supermercados que mais
lucrou em 2012 segundo a ABRAS com 25,9 bilhões de reais. Apesar disso, a
Walmart, a maior rede varejista do mundo anunciou o fechamento de 20 a 25 lojas
no Brasil até o fim do ano e o mesmo acontecerá na China. Serão fechadas apenas
as lojas de baixo desempenho e em contrapartida serão investidos 1 bilhão na inauguração
de 22 lojas e na reforma de 40 até o fim do ano.
Eu não consigo entender pq as pessoas não gostam do WalMart. `Mercado com ótima apresentação, limpo,fácil de visualizar os produtos, preços compatíveis com os outros.Eu acho que brasileiro aprendeu a ter um péssimo atendimento, por isso prefere a imundice do Mundial e os ratos do Extra.
ResponderExcluir