16 de out. de 2013

OS MAIORES SUPERMERCADOS DO BRASIL



 Os supermercados são essenciais em nossas vidas, pois unem variedade e praticidade.    

 Mas os supermercados nem sempre existiram, provavelmente muitos de nossos pais ou avós ainda compravam em Armazéns.  

 Os primeiros supermercados surgiram nos Estados Unidos na década de 30.
 O primeiro foi o King Kullen, inaugurado em 1930 pelo empresário americano Michael Cullen. Inicialmente vendia apenas comida e apresentava um atrativo econômico, pois os preços eram bem mais baixos que nos armazéns. Os supermercados iniciaram a modalidade de autoatendimento.  A ideia foi tão boa que Cullen conseguiu abrir mais 16 filiais pelo estado de Nova York em apenas seis anos!
 O conceito só chegou ao Brasil nos anos 50. O primeiro supermercado foi o Sirva-se, aberto em 1953 em São Paulo. Os produtos e o preço baixo deixaram de ser a única estratégia para turbinar as vendas.

 Os supermercados são considerados ótimas vitrines e operam com poderosas estratégias de marketing.

 Os maiores supermercados atualmente no Brasil são: O Grupo Pão de açúcar, o Carrefour e o Walmart que juntos, em 2011, lucraram R$ 98,894 bilhões.

 O Grupo Pão de açúcar, com sede em São Paulo e dono das marcas Pão de açúcar, Extra, Assaí e Comprebem, foi quem mais lucrou em 2012 - R$ 57,3 bilhões, segundo o ranking da Associação Brasileira de supermercados (ABRAS).

  A rede francesa Carrefour é a segunda no mesmo ranking com R$ 31,4 bilhões.

  A americana Walmart  é a terceira rede de supermercados que mais lucrou em 2012 segundo a ABRAS com 25,9 bilhões de reais. Apesar disso, a Walmart, a maior rede varejista do mundo anunciou o fechamento de 20 a 25 lojas no Brasil até o fim do ano e o mesmo acontecerá na China. Serão fechadas apenas as lojas de baixo desempenho e em contrapartida serão investidos 1 bilhão na inauguração de 22 lojas e na reforma de 40 até o fim do ano.

Um comentário:

  1. Eu não consigo entender pq as pessoas não gostam do WalMart. `Mercado com ótima apresentação, limpo,fácil de visualizar os produtos, preços compatíveis com os outros.Eu acho que brasileiro aprendeu a ter um péssimo atendimento, por isso prefere a imundice do Mundial e os ratos do Extra.

    ResponderExcluir